logo
  • Marcação de consultas
    (11) 2306-8120

    Whatsapp
    (11) 96316-2985

O Centro Médico Mazzei conta com os melhores profissionais de pilates atuantes na Zona Norte de São Paulo ao seu dispor para tratar dos mais diferentes problemas relacionados à sua saúde e bem-estar.

Venha transformar seu corpo com o revolucionário método de treinamento que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo inteiro.

Sinta os benefícios das aulas de Pilates já nas primeiras sessões.

* Força muscular

* Concentração

* Melhora da postura

* Abdomem definido

* Alívio das dores

* Massa muscular

*Aumento da flexibilidade

* Alongamento

* Equilíbrio Mental

* Respiração

Tudo isso e muito mais numa aula calma e relaxante

Confira!!!

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph Pilates criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos ou musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são os focos desse método.
Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial. Após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.
É aplicado por profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

A origem do Método Pilates
O criador do método Pilates, Joseph Pilates, era um homem extremamente inteligente e intuitivo. Teve uma infância difícil e grande debilidade física, mas ainda assim lutou pela sua sobrevivência. Talvez por sua fragilidade, Joseph Pilates dedicou um esforço suplementar a melhorar a condição física. Na sua juventude, Pilates estudou e especializou-se em musculação, mergulho, esqui e ginástica. Em 1912, Pilates mudou-se da Alemanha (onde nasceu em 1880) para Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo. No início da Primeira Guerra Mundial, esteve num campo em Lancaster e, posteriormente, na Ilha de Man, local onde trabalhou como enfermeiro. Depois da guerra, Pilates voltou para Hamburgo, onde permaneceu até 1926. Só neste ano é que Pilates, desiludido com o exército alemão, se mudou para os Estados Unidos.
Em Nova Iorque, Pilates viria a fundar os primeiros estúdios americanos. Sagaz, Pilates conseguiu impor seu método de exercício, tendo rapidamente conquistado o mundo da dança: bailarinos e indivíduos famosos dos espectáculos musicais e cinematográficos.
É irônico que o método Pilates esteja tão ligado à dança, pois o próprio Joseph Pilates nunca foi bailarino. Era antes um adepto de atividades “duras”, ditas de força pura e explosiva. Por outro lado, o seu rol de exercícios faz uso de um outro tipo de força – uma força fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo sem geração de tensões e/ou desequilíbrios musculares.
É importante referir que o método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Existia sim um método de trabalho próprio de Joseph Pilates, o qual é indubitavelmente inimitável.
Por outro lado, nem mesmo os seus exercícios poderão ser considerados como verdadeiramente originais… Pilates teria sofrido grandes influências provenientes de métodos como o Yoga, as artes marciais e a meditação.
E se o método Pilates dito “básico” é construtivamente tão multifacetado, ainda mais diferenciadas se tornam as diversas escolas de Pilates que a partir da original se desenvolveram. Não há um método Pilates, há vários métodos Pilates. Assim como não há um só Yoga, há várias escolas de Yoga. O mesmo com a meditação e as artes marciais.

Fontes:
Wikipedia
Saber em Saude

  • Nossa Clínica

    Conheça um pouco sobre a nossa história e nossos ideais.
    Leia mais
  • Dicas de Saúde

    Publicações dos nossos médicos sobre como cuidar da sua saúde.
    Leia mais
  • Atendimento

    • Segunda - Sexta
      8h00 - 21h00
    • Sábados
      8h00 - 17h00

Marcação de Consultas

Tradição, confiança e credibilidade desde 1954.

  • telefone: (11) 2306-8120

  • Whatsapp: (11) 96316-2985